Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rio Grande do Sul prepara festejos em homenagem à Revolução Farroupilha


Com o lançamento do acendimento da Chama Crioula, o governo do Estado deu início, nesta quarta-feira (22), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, aos preparativos dos festejos farroupilhas. Também foi assinado termo de patrocínio para liberação de R$ 690 mil pelo Banrisul, pela CEEE e Corsan, aos festejos no Estado. Esta edição tem como tema Os Farroupilhas e suas Façanhas, contando os principais episódios da epopeia farrapa. As comemorações lembram o 20 de setembro de 1835, quando era deflagrada no Rio Grande do Sul uma revolução considerada um marco da história e da formação política da sociedade gaúcha.

As festividades se iniciam com o acendimento da Chama em São Lourenço do Sul, dia 22 de agosto. Começam, então, as cavalgadas que levarão o símbolo a todas as localidades do Estado. Em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha será aberto no mesmo dia, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia, onde a Chama Crioula chegará no dia 7 de setembro, quando serão abertos oficialmente os festejos, após a extinção do fogo simbólico da pátria. Em 14 de setembro, a Chama será acesa no Palácio Piratini e, em 19 de setembro, ocorrerá o desfile temático, com o espetáculo Os Farroupilhas e suas Façanhas.

"Será um espetáculo artístico noturno, envolvendo cerca de 800 pessoas e retratando o tema da Semana Farroupilha deste ano. A história será contada através de nove episódios", explicou Manoelito Savariz, presidente da Comissão Estadual da Semana Farroupilha. Já o desfile tradicional ocorrerá dia 20 de setembro. Entre os destaques da programação, está a apresentação dos principais momentos do Decênio Heroico, lembrando atos importantes, como a invasão de Porto Alegre, a fuga de Bento Gonçalves da prisão e a tomada de Laguna. Como patrono do evento, foi escolhido o compositor Telmo de Lima Freitas, e a música-tema é Façanhas por Ideais de Farroupilhas Imortais.

Representando a governadora Yeda Crusius, o chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil, disse que tratar de eventos que envolvam a Revolução Farroupilha significa também zelar para que a tradição gaúcha seja respeitada. "Cabe a todos nós trabalhar com seriedade para que todos os festejos ocorram da melhor forma possível", frisou. No lançamento do evento, a secretária da Cultura, Mônica Leal, destacou o perfil do povo gaúcho e afirmou que é necessário resgatar cada vez mais os valores que marcam a história do Rio Grande do Sul. "Não percamos nunca o perfil que os gaúchos têm de lutar por causas. É um povo respeitoso, ético, cuidadoso", enalteceu.

Fonte: Site do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário