Páginas

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mulher Tradicionalista



Na abertura oficial da 39º Ciranda Cultural de Prendas fomos presenteadas com o livro “Prendas Gaúchas 39 anos”, que retrata todas as jovens que já ostentaram o título de Prendas Estaduais, meninas, moças e mulheres que representaram a cultura gaúcha, que melhor caracterizaram as virtudes, a graça, a dignidade, a beleza, os dotes artísticos e manuais, a desenvoltura e determinação da figura feminina sul-rio-grandense.

Nas páginas iniciais do livro, a nossa madrinha, a senhora Maria Helena Gonzalez, da Coordenadoria Estadual da Mulher, afirma que “dispor-se a ser Prenda de Faixa, é muito mais que submeter-se a uma bateria de provas e testes que avaliam seu conhecimento, sua desenvoltura e seu comprometimento com a causa tradicionalista. Ser “Prenda de Faixa” é dizer SIM. É dizer presente e abdicar de uma série de coisas pessoais para representar e servir de baliza para os jovens tradicionalistas.” Assim como as muitas Prendas que tem seus nomes gravados neste livro, nós, Prendas do Rio Grande do Sul 2009/2010, dissemos SIM.

Representaremos o nosso estado e levaremos aos quatro cantos do Rio Grande do Sul, a história, o folclore e a cultura de nosso povo, mas mais do que isso representaremos a mulher gaúcha, mostrando a sua importância. Esta, que no passado, desdobrou-se em quatro ou cinco mulheres diferentes: a provedora do sustento da família, a mãe amorosa, compensadora da ausência paterna, a patroa dando ordens aos peões e ainda, quando o marido amado retornava das guerras foi a companheira mais carinhosa. Mulher que conquistou seu espaço na sociedade sem perder a sua delicadeza e feminilidade, que hoje continua sendo a mãe, esposa, dona-de-casa e ainda é profissional, estudante, desempenhando todas as suas obrigações com fibra e competência. É essa mulher que nos orgulha tanto representar, com sua capacidade de tornar este Movimento mais fortalecido, agregando cada vez mais pessoas.

Já dizia o seu Paixãozinho, em sua obra A Prenda Tradicionalista “ser Prenda, verdadeiramente, é uma opção corajosa e digna do melhor reconhecimento. Fazer-se Prenda, quando há uma gama de outras ofertas, é o atestado vigoroso de um predicado especial, muito mais valorizado pelas conquistas femininas da atualidade, representadas, principalmente, no direito de escolha e na vontade própria.” É com este predicado que nós, ao passar dos anos, temos conquistado um grande espaço dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, somos patroas, avaliadoras, instrutoras...Estamos colhendo os frutos de nossas gestões, onde realizamos projetos que atendem aos Princípios Tradicionalistas. A Prenda trabalha pela manutenção de nossa raízes, agrega pessoas ao Movimento, transmitindo valores éticos e morais, contribuindo para a formação de jovens conscientes de seu papel na sociedade.


Prendas do Rio Grande do Sul 09/10

Um comentário:

  1. Parabéns aos jovens pela iniciativa de criar esse espaço para informações das atividades de sua gestão. Que o espaço, também se destine ao debate, reflexão e definições da importância que os cargos representam. Sempre defendi maior participação dos jovens no tradicionalismo, desejando que os mesmos façam vale esta busca. Quanto a presença da mulher na história do RS, é nítida a valorização deste fato pelo tradicionalismo, ressaltando-se nos seminários, desfiles e mostras folclóricas. Entretanto, creio que, além da Patroa que dava ordens aos peões e ficava esperando o marido voltar da guerra, devemos lembrar e citar a pequena agricultora, que ordenha as vacas, faz queijo, schimia, cucas e vem para as feiras urbanas vender sua produção. Mulher atual, presente, herdeira de um passado, que muitas vezes, não pode ostentar um lindo vestido, mas ostenta a honra daquelas que labutam por um Rio Grande melhor. Fica a sugestão as Prendas e Peões e mais uma vez, parabéns pelo espaço.

    ResponderExcluir