Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Conheça a 3ª Prenda Juvenil do RS 09/10



“Sou da campanha gaúcha uma terra de gente desbravadora que desde muito tempo lutou pelas fronteiras de nosso Estado. Venho da cidade do Alegrete, 4ª Região tradicionalista, minha querida fronteira oeste”.

Kelem Freitas Duarte, a 3ª prenda Juvenil do Rio Grande do Sul, prenda desde pequenina. Tinha 9 anos quando iniciei na invernada artística da minha entidade o CTG Vaqueanos da Fronteira, na categoria mirim. Fui prenda mirim do CTG e Prenda mirim da 4ª RT, participei do concurso estadual e não consegui um título, mas eu ganhei um brilho em minha vida, o conhecimento, a amizade, a cultura que adquiri isso foi muito importante.

Aprendi uma lição de vida, o tradicionalismo nasceu para que exatamente isso acontecesse, para que não vivêssemos só de títulos e sim de calor humano, que fossemos irmanados em prol de alguma coisa, da nossa querida e amada tradição gaúcha.

Recomecei minha caminhada como prenda na categoria juvenil, no ano de 2007 com apenas 12 anos, aproveitei cada segundo como prenda da minha entidade e com muitos estudos e dedicação conquistei o título de 1ª Prenda Juvenil da 4ª RT, aprendi a conviver mais ainda, minhas colegas de gestão se tornaram minhas irmãs, a prendinha mirim (Amanda), o guri farroupilha (Airon) e a prenda adulta (Cristiane) compartilharam comigo todos os momentos em que representamos juntos as 4 cidades da fronteira oeste do RS: Alegrete, Barra do Quaraí,Quaraí e Uruguaiana.

A cada segundo que passa eu vejo os meus medos irem embora e todos os desafios que já enfrentei nesse tempo de tradicionalismo, eu era muito tímida e jamais imaginaria que a dois meses atrás eu estaria a frente de um palco representando uma entidade e uma cidade, pra mim tudo isso foi uma realização. Mesmo se eu não saísse Prenda Estadual isso iria ficar para o resto da minha vida, enfrentar um público e não ter vergonha de expressar tudo que sabemos e sentimos sobre a nossa tradição é uma virtude que poucos têm, e nós tradicionalistas temos essa honra.

Aprendi a olhar para o lado e ver que não estamos sozinhos, aprendi a ser generosa e que só conseguimos realizar algum sonho se também quisermos que nossos amigos realizem-no e no mês de maio conquistei mais um sonho, com esforço, vencendo alguns empecilhos conquistei esse título, estou muito feliz por ser uma das representantes da mulher gaúcha.

Tendo toda a delicadeza, a vaidade, a beleza, a exuberância daquelas mulheres de antigamente.


Pra mim é um orgulho cultuar essa tradição tão linda que é a nossa, sendo prenda ou não. A cada livro que abro, sinto prazer em fazer parte desta história, danço e amo a dança, pra mim umas das formas mais lindas de expressar a cultura, mas amo mais ainda a música, ela traduz todos os nossos sentimentos. Por isso sou intérprete.

Deus me deu este presente de nascer gaúcha, numa terra em que ouvimos as historias dos mais antigos, que aprendemos desde pequenos o valor dos nossos antepassados. Hoje tenho 14 anos de idade, nasci no dia 21de novembro de 1994. Quase 15 anos de vida, e levo uma bagagem de cultura muito rica, estou feliz por fazer parte desta gestão, da qual eu sonhei muito.

A vida continua e um dia tudo só será saudade, mas uma coisa sempre ficará. A amizade e o carinho de todos que me ajudaram, dos meus colegas de gestão, e de todo esse Rio grande amado.

Um grande abraço.

Por: Kelem F. Duarte





Nenhum comentário:

Postar um comentário