Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Conheça a 2ª Prenda Mirim do RS 09/10


Natural de Bento Gonçalves, nasci no dia 30 de julho de 1996.

Desde muito pequena dei valor à dança, cada vez que penso em dançar, meu corpo ganha uma vida exuberante, um brilho que nenhum ser humano tem. É como se eu pudesse escrever uma história com meu próprio corpo. Porém, era fascinada por ballet, desde os três anos de idade subia aos palcos para fazer o que realmente gostava, e mesmo criança sempre me destaquei como bailarina. Nada referente ao tradicionalismo gaúcho me chamava atenção.

Outra coisa por que realmente sempre fui apaixonada foi pela leitura, o livro sempre me trouxe uma companhia agradável, sempre tive a certeza de que aquele que o tem como companheiro não se sente só em hora alguma.

Aos nove anos de idade, meu avô Lourenço Cusin Neto, responsável pelo meu ingresso no tradicionalismo, levou-me ao Centro de Tradições Gaúchas Gaudério Serrano, para que eu fizesse um curso de danças de salão, eu e minha melhor amiga Gabriela, encaramos, fomos lá e concluímos o curso, sem faltar uma aula. O CTG realmente me deixou encantada, não apenas pela dança, mas pela forma com que as pessoas se relacionavam e o respeito que mantinham em todos os momentos. Fui convidada para participar da invernada artística mirim da entidade e aceitei o convite. Poucos meses depois que entrei na invernada, a entidade promovia seu concurso interno, e eu me interessei por isso, resolvi concorrer à Prenda.

Com apenas seis meses que frequentava a entidade, mas com muito esforço, estudo e dedicação, eu conquistei o cargo de 2ª Prenda Mirim do CTG Gaudério Serrano 06/07, fui uma integrante muito ativa da minha gestão interna e nesse ano fui convidada pelo atual Coordenador Regional Cristiano Policena, na época Diretor Cultural da Região, para participar da Mostra do ENART, aonde conquistamos 2° Lugar.

Devemos entender, que na vida não existem pessoas de sucesso, ou pessoas fracassadas, o que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles. E eu não desisti!

Participei novamente do concurso interno da entidade onde conquistei o cargo de 1ª Prenda Mirim do CTG Gaudério Serrano 07/08. A preparação para o Concurso Regional não foi fácil. Dias e noites de estudos, muita preparação, necessidade de abdicar de muitas coisas pessoais, ensaios, viagens, participações e promoções de eventos. Mas em junho de 2008, no maior concurso regional de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul, realizei um sonho, conquistei o tão sonhado cargo de Prenda Regional, sendo a 1ª Prenda Mirim da 11ª Região Tradicionalista 2008/2009.

Minhas metas não haviam parado por ai, a partir dessa realização meus sonhos aumentaram, me competia à missão de concluir a 39ª Ciranda Cultural de Prendas participando da fase ESTADUAL. Os estudos, as viagens, os ensaios, a preocupação, o esforço, os obstáculos, tudo era maior.

Ao lado da gestão Regional 08/09 da 11ª RT, concluímos trabalhos com êxito, e tivemos momentos brilhantes. Com o apoio da região, da minha entidade de origem, da família, mas principalmente de minha mãe, Clarice, tive uma árdua preparação para o Concurso Estadual de Prendas, sabia que iria valer a pena, o cansaço, abdicar da série de coisas pessoais, o estudo, e tudo que iria passar. Sabia que no final, todas as coisas boas só iriam se multiplicar, e eu me sentiria uma pessoa de sucesso, realizada, poderia vivenciar meu sonho muito mais que acordada.

Maio de 2009 é chegada a tão esperada hora. Dei o melhor de mim no concurso, a satisfação com a minha participação foi muito grande e com toda convicção do mundo valeu à pena, tudo isso!

Pelo simples fato de escutar na madrugada do dia 31 de maio de 2009, meu nome na frase: “A 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul 2009/2010 é...”

Por: Amália Pletsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário