Páginas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Estatais liberam R$ 690 mil para a Semana Farroupilha


Logo após o lançamento do acendimento da Chama Crioula, nesta quarta-feira (23), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, foi firmado termo de patrocínio para liberação de R$ 690 mil aos festejos farroupilhas pelas estatais CEEE, Corsan e Banrisul. "Elas estão viabilizando ao Estado a comemoração de tradições e a afirmação de sua cultura e de sua memória para as futuras gerações", disse a secretária da Cultura, Mônica Leal, ao acrescentar que a Semana Farroupilha é a maior e mais expressiva festividade do Rio Grande do Sul. As comemorações se iniciam com o acendimento da Chama Crioula, em São Lourenço do Sul, dia 22 de agosto.

O prefeito do município, José de Almeida, ressaltou o esforço da comunidade para receber o evento. Falou sobre os preparativos em São Lourenço e afirmou que a região da Costa Doce tem articuladas uma série de ações para a promoção cultural. "Este ano é especial, porque vamos reviver a Revolução Farroupilha, contando a história de como se sucedeu o movimento para o Brasil e o mundo", disse o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Oscar Gress.

A Revolução Farroupilha foi deflagrada pela insatisfação com o modelo estabelecido na Constituição de Dom Pedro I e pelo ideal de um estado com maior autonomia. Os altos impostos fixados sobre a venda, a outros estados, de animais, couro, charque e trigo produzidos em estâncias do Rio Grande do Sul também motivaram o movimento. Conhecida como Guerra dos Farrapos, a revolução transformou-se em um período de construção e de afirmação do Rio Grande do Sul. O tratado de paz foi assinado em Ponche Verde, pelo barão Duque de Caxias e o general Davi Canabarro, em 28 de fevereiro de 1845.

Fonte: Site do Governo do Estado

Um comentário:

  1. Excelente texto do Maickel. Lendo-o, fico a imaginar as razões do movimento farroupilha e onde foi parar nossa alma revolucionária. A situação está igual ou pior do que em 1835 e nós aceitamos calados. Fica um pouco da música cantada por Cesar Passarinho que diz: "Que homens são esses, que fogem a luta. Será que não sabem as glórias do pago....Desperta meu povo do ventre de outrora.." (Que homens são esses).

    ResponderExcluir