segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
ENART é Tema de Documentário
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Brasília-DF, XV Congresso e VIII Convenção da CBTG

No último final de semana, dias 27,28 e 29 de novembro de 2009, ocorreu na cidade de Brasília o XV Congresso e a VIII Convenção Tradicionalista da CBTG. Representando a juventude do RS, estiveram (da esquerda para a direita) o Guri Mauro Augusto, as Prendas Cristiane, Carolina e Andrissa e o Peão Maickel Martins.

Entre as atividades desenvolvidas estiveram, plenárias, reuniões e atividades complementares como a elaboração de uma carta aonde a juventude expressou o real sentimento jovem frente ao público presente na tarde de domingo, a foto acima retrata a figura de união entre os Estados, visto que nela aparecem representantes de vários MTG's.

Dizer que estivemos o final de semana inteiro pilchados seria uma grande mentira, então, aqui fica uma amostra de que tudo tem o seu local e a sua hora certa, não importando a ocasião sempre prevalecem os bons costumes e o respeito.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Integração

É tradição no ENART - Encontro de Arte e Tradição Gaúcha, após o término das apresentações das Danças Tradicionais, uma integração entre todos os grupos participantes, onde os mesmos trocam os pares e dançam com pessoas dos outros grupos. No ENART 2009 não foi diferente e as Prendas e os Peões do RS estavam lá aguardando o resultado e a tão esperada integração.
Confira o Resultado do Enart 2009:
http://www.mtg.org.br/enart/ENART2009_vencedores.DOC
Prendas e Peões Estaduais em ação durante o ENART 2009


Italianos outras etnias foram representadas, mostrando
a integração entre os povos, como mostra a foto acima.
10 Anos de Mostra de Arte e Tradição Gaúcha

A obra, que tem a parceria do Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual da Mulher e Companhia Rio-grandense de Artes Gráficas-CORAG, tem como objetivo a divulgação cultural e o registro histórico realizado nestes nove anos do evento. A obra foi organizada por Odila Savaris e pelas Prendas Estaduais, gestão 2009/2010, coordenadas por Isolde Fischer.
Prendas e Peões do RS em Clima de Solidariedade

quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Grande Noite de Abertura-ENART 2009
A abertura do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) acontece na próxima sexta (13), às 20h, no Ginásio do Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O espetáculo contará com a participação do Coral Banrisul, que sob a regência do maestro Gil de Roca Sales irá executar canções regionalistas. O CTG Gildo de Freitas, campeão do ENART em 2008, também irá se apresentar, trazendo para o palco um show especialmente criado para este momento.
A 24ª edição do ENART reúne aproximadamente 3 mil competidores, de 88 municípios do Rio Grande do Sul. Serão 23 modalidades de competição, totalizando 174 entidades tradicionalistas. Este ano, o evento também será caracterizado pela inovação, ao ser transmitido pela primeira vez pela internet. Esse era um pedido antigo dos tradicionalistas. Neste primeiro ano, apenas as apresentações da modalidade de Danças Tradicionais, que acontecem no Ginásio Principal, serão transmitidas pelo endereço www.enart.org. “A tecnologia não precisa andar longe da tradição”, afirma o presidente do MTG, Oscar Fernande Gress.
Fonte: Blog do MTG
terça-feira, 10 de novembro de 2009
ENART ao VIVO
http://www.mtg.org.br/enart.html
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Tchê Barbaridade

http://tvglobo.domingaodofaustao.globo.com/programa/category/garagem-do-faustao/
Diante deste quadro fica aqui a seguinte pergunta: O que você leitor, acha dessa situação?
Deixe o seu comentário e interaja conosco.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Conheça a 3ª Prenda do RS 09/10
Sou Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira e tenho 18 anos. Nasci na missioneira e tricentenária cidade de São Borja em 28 de dezembro de 1990 e com nove anos conheci o Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao ser convidada para participar da Invernada Artística Mirim do C.N. Boitatá. Assim, comecei minha caminhada tradicionalista.
Minha primeira apresentação artística ocorreu em janeiro de 2001, em um concurso na cidade de Augusto Pestana/9ª RT. Foram 11 participações em concursos artísticos, nas categorias mirim e juvenil.
Mas, eu queria fazer muito mais pela preservação de nossa cultura. Então, neste momento, começou a brotar em mim o sonho de ser prenda. Concorri pela primeira vez em 2005, onde conquistei a faixa de 3ª Prenda Juvenil do C.N Boitatá. Foi um ano maravilhoso, pois aprendi o real sentido de ser uma representante da mulher gaúcha. Começava a criar raízes o sonho de ser prenda estadual.
Em 2006, participei novamente do concurso interno de minha entidade e fui eleita 2ª Prenda. Neste momento, pensei em desistir, pensando que aquilo não era para mim e que ser prenda estadual seria algo impossível.
Porém, um escritor americano disse: “Muitas coisas na vida pessoal são iguais ao bambu chinês: você trabalha, investe tempo e não vê nada por semanas, meses e anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo seu objetivo, a realização dele chegará.”
Com isso, percebi que não era hora de entregar os pontos. Por que desistir? Se posso lutar um pouco mais? Então, concorri novamente e conquistei o título de 1ª Prenda do C.N Boitatá 2007/2008.
Chegamos à fase regional da 39ª Ciranda Cultural de Prendas e na madrugada de 29 de junho de 2008, após dez meses de trabalho e dedicação, ouvi meu nome ser chamado como a 1ª Prenda da 3ª RT. Estava a um passo de alcançar meu objetivo.
Como prenda regional, vivi um dos melhores e mais gratificantes anos de minha jovem vida. Foi um ano de muito trabalho e responsabilidade. Um ano de muitas felicidades e principalmente amizades, pois como prenda da 3ª RT conheci pessoa que foram mais que apenas companheiros de gestão, foram verdadeiros amigos, como a Débora, a Carol e o Cesar.
Então, chegamos a maio de 2009, ao ponto final desta história, que é a 39ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual. O compromisso assumido precisava ser cumprido.
Nada foi fácil, os que acreditavam eram poucos. Mas, consegui superar com muito estudo, empenho e muita certeza do que queria, todos os obstáculos que surgiram em meu caminho e ouvi naquela noite úmida e maravilhosa do resultado, ser anunciado que a “3ª Prenda do Rio Grande do Sul 2009/2010 era da cidade de São Borja, 3ª RT.”
Aquele momento do resultado é mágico e forte ao mesmo tempo, porque produz em nós uma transformação de sentimentos, mostrando a todos a nossa capacidade de lutar por nossos objetivos.
Aproveito este momento para agradecer àqueles que sempre estiveram comigo, me ensinando e orientando a percorrer o caminho certo e me ajudando a levantar depois de cada tropeço, muitas vezes involuntário.
Tenho muito orgulho de pertencer ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, pois através desta trajetória construí uma parte de minha vida que, certamente, tornar-se-á inesquecível.
“Nossas vidas são tecidas pelo mesmo fio dos nossos sonhos.”
Por: Maria Carolina Fagundes
Pixurum Cultural reúne tradicionalistas no Clube Campestre
O CTG Querência do General Abreu promove nos dias 07 e 08 de novembro em Rosário do Sul, a 16º edição do maior evento artístico e cultural tradicionalista da região Fronteira-oeste e um dos mais significativos da 18º Região Tradicionalista. São 02 dias dedicados ao encontro de valores ligados ás artes tradicionais e do folclore rio-grandense, reunindo gaiteiros, interpretes, declamadores, chuleadores e grupos de danças folclóricas gaúchas.O evento conta com o tradicional apoio do Governo do Município e nesta edição contará com a parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Turismo, Esporte e Lazer.
O evento tem inicio no sábado dia 7, a partir das 15h com a cerimônia de abertura do evento e no domingo a partir das 08 h da manhã. O Pixurum Cultural acontecerá no Clube Campestre, neste sábado e domingo.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Enquete... Participe...


sábado, 31 de outubro de 2009
SONHOS DE UMA PRENDA
Todas elas tão importantes...
Nada jamais se iguala
A magia deste instante!
Pois ao passar por tantas provas
Escritas, orais e até lendas...
Talvez o meu grande sonho se realize
E eu venha a ser 1ª Prenda!
Primeira etapa vencida
Que alegria no coração...
Quem sabe ainda serei 1ª
Prenda da Região!
Segunda etapa vencida
Meu Deus quanta emoção...
Agora posso dizer Sou 1ª
Prenda da Região!
depois quem sabe direi
A este meu Rio Grande tão amado...
Meu Deus eu consegui!
Sou uma Prenda do nosso Estado!
Terceira etapa vencida
Nem consigo acreditar...
Sou Prenda do Nosso Estado
Que eternamente ei de amar!
Sonhos de uma Prenda
Que eu consegui realizar...
Agora já não é mais um sonho
A realidade vou comemorar!

3ª Prenda Mirim do RS
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
BLOG DA 1ª RT

Aqui fica o convite pra você que tem curiosidade de saber quem são e o que estão fazendo os jovens da 1ª RT, acesse o blog: prendasepeoes1rt.blogspot.com.
E você, Prenda ou Peão Regional, siga também essa ideia e nos ajude a divulgar o nosso tradicionalismo.
Abraços e boa sorte pra todos nós.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
XIX Tchêncontro Estadual
Nesse último fim de semana 24 outubro, realizou-se na cidade de Bento Gonçalves o XIX Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha, com o temário “Mitos e Lendas”. As várias Regiões Tradicionalistas que lá se apresentaram, mostraram nas mais variadas formas os Mitos e Lendas de suas regiões. A gestão Estadual de Peões e Prendas realizou a abertura demonstrando através de bonecos e fantoches alguns Mitos e Lendas do Rio Grande do Sul, que resistem através dos tempos, passados de geração em geração através das bocas dos mais velhos, e que hoje continuam vivos no imaginário popular.
(Apresentação da Gestão Estadual)
Aproveito esse espaço, para parabenizar o Departamento Jovem Central do MTG, ao Juliano Rossales (Diretor), e Aricia Costa de Oliveira (Vice-Diretora) pela bela organização do evento, o qual demonstrou toda a força da nossa juventude.
Gostaria de agradecer também as palavras ditas pelo Juliano, de agradecimento a nossa gestão estadual, e, reafirmar que nós, Peões e Prendas do RS, somos parceiros do Departamento Jovem, não só do Estadual mas todos ( Interno, Regional e Inter-Regional).
(Gestão Estadual, Diretores do DJ Central, Isolde Fischer e Marcia Gress)
A todos que estiveram presentes no XIX Tchêncontro Estadual, deixo o Abraço de toda a gestão 2009/2010!!
CBTG - Convenção Brasileira
Fundada em 24 de maio de 1987
“Povo sem tradição morre a cada geração”
8a. CONVENÇÃO EXTRAORDINÁRIA BRASILEIRA
DA TRADIÇÃO GAÚCHA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Alteração
O Sr. Dorvílio José Calderan, Presidente da Confederação
Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG, no uso de suas atribuições e
de acordo com o Estatuto Social, Art. 22, CONVOCA, os senhores
Convencionais: Delegados dos MTGs, Presidentes dos MTGs e
Membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta
Fiscal, Conselho de Ética, Diretoria Executiva, conforme
estabelecido no Art 21, para a 8a. Convenção Extraordinária
Brasileira da Tradição Gaúcha, a realizar-se nos dias 27 a 29 de
novembro de 2009, na cidade de Brasília-DF, para deliberarem
sobre assuntos de sua competência em conformidade com o Art. 23.
Dorvílio José Calderan
Presidente da CBTG
CBTG - XV Congresso Brasileiro
Fundada em 24 de maio de 1987
“Povo sem tradição morre a cada geração”
15o. CONGRESSO BRASILEIRO DA TRADIÇÃO GAÚCHA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO - Alteração
Brasileira da Tradição Gaúcha - CBTG, no uso de suas atribuições e
de acordo com o Estatuto Social, Art. 18, CONVOCA, os senhores
Congressistas: Delegados dos MTGs, Presidentes dos MTGs e
Membros do Conselho Diretor, Conselho de Vaqueanos, Junta
Fiscal e Conselho de Ética, conforme estabelece o Art. 17, para o
15o. Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, a realizar-se na
cidade de Brasília-DF, nos dias 27 a 29 de novembro de 2009,
para deliberarem sobre assuntos de sua competência em
conformidade com o Art. 20 do Estatuto Social.
Presidente da CBTG
terça-feira, 13 de outubro de 2009
POR ONDE ANDARAM OS ESTADUAIS ?

É passado o mês de maior importância dentro do tradicionalismo, mês de grandes comemorações e grandes responsabilidades, setembro foi repleto de boas noticias para o Grupo Estadual, muitas viagens, pessoas novas, muitas lições e também alegrias.
O trabalho dos Peões vem sendo feito dentro do planejado, as visitas estão ocorrendo e com certeza os frutos serão colhidos em abril de 2010.
Eu, Maickel Martins, viajei pelo Estado e fora dele no mês agosto e setembro mais de 10.000 km, nestas viagens levando a cultura gaucha eu estive dentro do RS na minha cidade natal, Sta. Vitória do Palmar, São Lourenço, Nova Petrópolis, Livramento, POA, Torres, Itaqui, Santa Maria, Vicente Dutra e Tramandaí. Fora do RS eu fui ao Uruguai, Argentina, SC e PR.
O Guri do RS, Airon Guimarães, na região do Alegrete e Uruguaiana trabalhou em mateadas, abertura da semana farroupilha, cavalgadas, representou a Gestão no programa ‘Coisas do Sul’ e no ‘Jornal do Almoço’, sem falar nas palestras ministradas sempre com o apoio da 3ª Prenda Juvenil, Kelem Freitas.
Na capital o grupo foi representado pelo Guri Dest. Art. Cultural, Mauro Augusto, bem representada também foi à região da Laguna dos Patos pelo Guri Dest. Campeiro, Zequinha. Na 16ª RT o grupo foi muito bem recebido na ocasião do acendimento da Chama Crioula em 22 de agosto.
Já o centro do Rio Grande e as missões ficaram a cargo do Peão Campeiro e do Art. Cultural, Lucas Pettine e César Felipin respectivamente. O trabalho em suma é o mesmo, levar a representação e a informação para os jovens por onde quer que se ande.
No dia 19/09 a Gestão estava reunida em POA para a apreciação do desfile temático e no dia 20 o grupo inteiro desfilou, os Peões a pé e as prendas em carros. Neste mês de outubro as obrigações são vastas com as Inter-regionais, o aniversário do MTG e o Tchencontro.
Os Estaduais esperam encontrar você lá nestes eventos para que a nossa cultura tenha com quem seguir no tempo e não ficar esquecida.
Maickel Martins
CLASSIFICADOS DA INTER-REGIONAL DE VERA CRUZ
http://www.mtg.org.br/enart.html
sábado, 10 de outubro de 2009
OBRIGADO... A mais essa mãe maravilhosa conquistada!!!
terça-feira, 6 de outubro de 2009
XIX TCHENCONTRO ESTADUAL
O Diretor do Departamento Jovem Central, Juliano Lopes Rosales, envia ofício sobre o XIX Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha, comunicando as informações abaixo listadas a respeito de inscrições e entrega de certificados. O evento acontece dia 24 de outubro, em Bento Gonçalves.
1. A inscrição dos 18 participantes que apresentarão o trabalho acontecerá de forma antecipada até o dia 9/10/2009 através do e-mail mtg.rs@mtg.org.br, ou na data do evento, dia 24/10/2009.
2. A inscrição antecipada tem a finalidade de quantificar o numero de participantes, o que proporcionará ou não a confecção de certificados extra para participantes que não apresentarão o trabalho, os quais, apenas estão inscritos no evento. A liberação de certificado extra aos inscritos será confirmada até a data de 19/10/2009 através de ofício emitido por este Departamento;
3. Os 18 participantes inscritos deverão compor a apresentação do trabalho no palco e ou da estruturação da apresentação;
4. Diferentemente dos anos anteriores, essa edição contará com a avaliação dos trabalhos apresentados, sendo que, os quais se destacarem serão apresentados em eventos oficiais do Movimento Tradicionalista Gaúcho;
5. Lembramos ainda, que será cumprida criteriosamente a Diretriz proposta para o XIX Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha.
Fonte: Blog do MTG
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
FECARS 2010

No acordo a FECARS retornará em 2011 para a cidade de Santo Augusto.
Então meus caros amigos, vamos arrumando as malas, planejando a ida para serra em março, por que a 25ª RT aguarda todos nós para a grande Festa Campeira.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
SIGA ESSA IDÉIA VOCÊ TAMBÉM !!!
- Danilo Alves - Peão Destaque Campeiro da 10ª RT disse...
O trabalho realizado por estas "eternas" Prendas do Rio Grande do Sul e "eternos" Peões do Rio grande do Sul é digno de vários elogios...
É através do diálogo que transformamos muita coisa, e conversar com eles sem duvida abre vários caminhos; Rumos abrem aos nossos pés;
Mas para que ter vergonha de chegar a estes tradicionalista e pedir ajuda? De dizer eu não sei?
Sem duvida eu faço essa pergunta e ao mesmo tempo não sei responde - lá; Pois eu tive muito receio de chegar e conversa com eles e pedir ajuda. Até que um dia resolvi entrar em contato com eles, através do orkut e msn, e para minha surpresa pude constatar que não há tradicionalistas mais dedicados e responsáveis.
As vezes é muito difícil te - los em nossas entidades, mas a conversa que temos com eles, a forma como eles explicam com certeza nos ajuda muito; Comigo funcionou e com você também não vai ser diferente...
Parabéns Prendas e Peões do Rio Grande do Sul é através da ajuda de vocês que podemos dar mais um passo para que a nossa realidade seja novamente modelada.- 18 de Setembro de 2009 20:29
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Seminário em Vicente Dutra 28ª RT

O evento desenvolveu-se contando com palestras, conversas, cine gaúcho, e ainda no sábado o dormitório foi o próprio CTG Fronteira do Rio Grande.

Já no domingo ocorreram demonstrações campeiras, artesanato com as prendas e um grande churrasco ao meio dia pra encerrar as atividades do seminário.

A grande integração que seria um banho de piscina térmica não ocorreu, porém o banho foi de chuva e o esporte foi o futebol no barro.
Agradeço ao convite da 28ª RT, em especial ao Luan Wolff Peão Regional e também a maravilhosa acolhida do povo do norte do Estado, que fique uma lembrança boa a todos vocês desde agradável final de semana.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Inter-Regional do ENART
Durante o evento além das belas apresentações nas mais variadas formas de expressão da arte, pude notar a acertada decisão da criação da Força B nas danças tradicionais, os grupos que lá se apresentaram arrancaram muitos aplausos das torcidas, demostrando a potencialidade dessas entidades, as quais muitas vezes desconhecidas mas que agora o Rio Grande começa a conhecer e aplaudir!
Quero também deixar um abraço a coordenadoria da 7ª RT, em especial a família da 1ª Prenda Mirim da 7ª RT e a Gestão Regional de Peões e Prendas pelo carinho que nos acolheram, pois junto com esses jovens, mesmo estando longe me senti em casa.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Peões do Rio Grande
Pra quem não conhece esses ai são os Peões e Guris do RS 09/10, pra lhes falar bem a verdade eu que sou o Peão Farroupilha, o 3° de baixo pra cima, sem chapéu. Eu que venho acompanhando o trabalho desses 5 rapazes, eu mesmo não sabia quem eles eram até este domingo dia 20 de setembro, mas eu vou lhes contar por que.
Mal sabia eu que seria tão bom desfilar neste ano e ainda gastando a sola das bota, mal sabia eu que seria bom ficar sem dormir direito proseando por aqui e por ali, mal sabia eu das atitudes que estes rapazes iriam ter frente aos problemas.
Mas eu sabia que cada um iria mostrar suas vontades e mesmo sabendo que poderiam ser chamados a atenção o fizeram, enfrentaram com coragem e toparam o problema. Era preciso ver até aonde chegariam com suas próprias vontades, e lhes digo que chegaram lá.
As prendas, vai o meu sentimento de carinho, nesta gestão que se inicia ainda não tive realmente tempo de ser amigo e companheiro de vocês, eram grandes as minhas preocupações com esta semana farroupilha, mas tudo se resolveu.
Aqueles que estavam la sabem do que eu falo, não pensem que não me doeu ter que virar as costas e dizer-lhes que não iria desfilar, não pensem que o meu sentimento não era apenas de ficar ali e seguir com vocês, as meninas pedindo pra ficar mas a obrigação mandando ir embora.
Existem pessoas que nem sabemos o por que, a razão e o sentido, mas nos tocam e nos mexem por dentro, para as mães das prendas mirins somente vai o meu agredecimento, a mãe do Guto também que correu auxilindo na luta de conseguir os cavalos e aos que entendem os meus motivos vão as desculpas.
Aqui escrevo sem palavras bonitas, sem rimas e sem luxo, aqui hoje escrevo somente pra demonstrar o quanto estou orgulhoso por estar com cada um do vocês que fazem parte dessa gestão 09/10.
A CHAMA QUE NÃO SE APAGA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009
INTEGRAÇÃO CARNAVAL X TRADICIONALISMO

No dia 07 de setembro a gauchada ansiosamente se preparava e comentava se o tempo ia decorrer como outros anos se haveria chuva, pois às 18 horas chegaria as duas chamas para se fundirem e juntas permanecerem acesas até o dia 20 de setembro no Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia. E não deu outra em torno de 16 horas começou a chuva, como comumente acontece todos os anos, mas nem por isso a ansiedade e disposição dos gaúchos diminui, e em torno das 18 horas quando a chuva caia em cântaros chegou os dois piquetes de cavalarianos e a cerimônia começou com muita emoção.
Emoção essa difícil de explicar para quem não é gaúcho e tradicionalista, o Hino Brasileiro, após a fusão das chamas e no final o Hino Riograndense, abaixo de chuva, mas com uma emoção só compreendida pelos gaúchos, pois a chama crioula em seu simbolismo representa muito para os gaúchos.
E alguns diziam e eu corroboro, pois senti o mesmo, aquela emoção incontida de estar ali, de ser gaúcho, ser tradicionalista, emoção que serve de bálsamo para as feridas da alma, da luta diária, das peleias da vida e de ânimo para outras lutas.
E esse ano, contamos com uma grande novidade; a visita da Corte do Carnaval, o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e Princesa de Porto Alegre, lá compareceram, dando uma dimensão e um significado muito importante para a ocasião, pois mostrou que os gaúchos recebem bem a todos as diversidades culturais, pois o Rio grande é uma mescla de culturas e dessa junção , nasceu essa nação gaúcha que muito nos orgulha.
Carnaval e tradicionalismo juntos, no mesmo palco, reverenciando os valores gaúchos que são de todos, pois nosso estado um dos mais cosmopolitas do País a todos as culturas bem recebe, não poderia ser diferente, pois o gaúcho é por natureza hospitaleiro, gaúcho que não receber bem não é gaúcho.
Que esse momento sirva de exemplo para aqueles que querem colocar quizilas entre as culturas. O gaúcho não é exclusivo, ele a todos acolhe com alegria, como ontem vimos com as visitas dos carnavalescos no Parque da Harmonia.
Ontem, o Rio grande foi mais Rio Grande.
Por: Guimarães - Editor (Chasque Pampeano)
Siga essa idéia!
Anônimo disse...
Creio sim que atitudes são muito importantes, porém para que se venham concretizar estas belas atitudes é necessario uma dose de conhecimento. Não nos adianta querermos mudar o mundo sozinhos com nossas atitudes, por tanto creio que uma das maneiras para aproximar os jovens que já SÃO tradicionalistas é criando meios de comunicação onde estes possam expressar seus conhecimentos e atividades e JUNTOS mudarmos a realidade que hoje vivenciamos. Estou acompanhando de perto o trabalho das prendas e peões do RS 2009/2010 que hoje são dentro Movimento os porta-vozes de todos os jovens tradicionalistas, e a maioria deve saber que este ano em especial será mais dificil, em função das adversidades que andam ocorrendo no mundo social e que acabam por intervir em nossa cultura, mesmo com tudo isso tenho a plena certeza de que estes jovens representantes não desanimarão e que estão aberto a TODOS os convites, por isso você que hoje tem a concepção de que atitudes não tem o mesmo peso que o conhecimento CONVIDE estes jovens a irem até suas cidades e ministrarem palestras: eles não sabem quem esta disposto a receber ajuda, VOCÊ sabe que precisa deles e estes estão ai, não somente durante este Um ano mas enquanto tiverem forças para LUTAR!
Pedimos aos leitores do nosso blog que sigam comentando, nos dando idéias e sugestões, e de preferência assinem os comentários, pois não é vergonha nenhuma expressar nossas idéias!
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Semana Farroupilha
MTG vai à Escola

Kelem Freitas Duarte
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
VALORIZE OS SEUS COSTUMES

Adentramos no mês mais importante para a população nacional. Setembro é mês de várias datas e para o Rio Grande do Sul estas comemorações tornam-se ainda mais intensas. Já no dia 5 temos o Dia do Jovem Tradicionalista, no dia 7 a grande festa pela comemoração da Independência e no dia 20 os festejos no Estado tomam formas magníficas na representação e no culto daquilo que temos de mais importante.
Porém em meio a tantas festas e comemorações na nossa Semana Farroupilha, não podemos esquecer em nenhum momento os valores dos nossos bens, a Carta de Princípios, as Teses, os documentos que norteiam o nosso tradicionalismo, não podemos deixar de forma alguma que venham a ferir a imagem do povo gaúcho. É importante que a população saiba quem é o tradicionalista e o porquê de tanto amor e devoção a estes costumes, é importante nos mantermos conscientes do valor daqueles que deram os primeiros passos para que hoje possamos estar lendo este jornal. O Grupo dos 8, que 100 anos após findar a guerra daqueles que neste ano homenageamos, deu o primeiro passo rumo ao desconhecido e chegou aonde jamais poderia imaginar.
Sabendo da importância de uma boa representação aonde quer que estejamos, neste momento minha preocupação é com os Peões e Guris de cada Região Tradicionalista, vocês têm um papel muito importante nesse meio aonde convivem, não se abalem por pouca coisa, não tenham vergonha da bombacha, do mate, não tenham medo de mostrar aos outros o que é ser gaucho, lembrem-se que dentro de poucos meses vocês estarão em Tramandaí para concorrerem aos títulos estaduais.
É por este motivo que aproveito este espaço pra deixar aqui as minhas primeiras dicas sobre o concurso. Todas as provas têm a mesma importância, porém é fato que as maiores dificuldades estão nas provas campeiras, então aqui vão às dicas:
· Não deixe pra escolher a sua prova a cavalo ou a pé no momento da inscrição;
· Escolha a sua prova não por ser a mais fácil ou a que os outros irão fazer, escolha a SUA prova porque você vai ter firmeza na hora de executá-la;
· Não tenha medo de escolher uma prova que normalmente não se vê ninguém fazendo no concurso;
Eu escolhi a prova FERRAR para fazer em Camaquã, e aconselho você a fazer essa prova desde que você tenha como praticar e seja dedicado aos estudos sobre cavalos.
Que neste mês de setembro tenhamos muitos motivos pra comemorar e comer muita carne gorda, que tenhamos realmente orgulho daquilo que fizemos e daqueles que somos.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Comunidade do Entrevero de Peões e Guris

O convite está feito, aperta a cincha e te boleia pra Tramandaí em abril de 2010.
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=93321863&refresh=1
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Inter-regional de Nova Petropolis

segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Chama Crioula 2009
Na manhã do dia 22 de agosto ficamos emocionados com um a encenação teatral, que contou com a participação do ator Werner Schunemann, interpretando o general Bento Gonçalves, o músico Elton Saldanha, interpretando Teixeira Nunes, entre outros figurantes.
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Prendas representando o MTG

terça-feira, 11 de agosto de 2009
CTG Potreiro Grande representa o Estado em SP

É com grande satisfação que posto esta informação de que o CTG Potreiro Grande, minha entidade, esta desde o dia 8 de Agosto na cidade de Olímpia/SP, representando o RS no 45° FESTIVAL DO FOLCLORE. O grupo fará diversas apresentações até o dia 15 de Agosto, sábado, aonde vai expor pilchas, costumes, músicas, enfim no cultura através da arte da dança.
O site oficial do evento (http://www.folcloreolimpia.com.br/) transmite as atividades ao vivo e traz ainda a programação completa e história do festival
Boa SORTE, Potreiro Grande!!!
40 Anos de Ciranda Cultural
Conheça a 1ª Prenda Mirim do RS 09/10
Natural de São Gabriel. Nasci no dia 8 de novembro de 1997.
Liderando as lanças índias
Sepé Tiarayú cavalgou
E sem receio enfrentou
O algoz armado e pujante
E num incrível levante
Bradou com todo entono
Esta terra tem dono!
Levando seu povo avante.
Este é um trecho da poesia “Sepé o imortal” que nos acompanhou nessa caminhada e como bem diz, tomamos as rédeas do título de 1ª prenda mirim da 18ª RT e sem medo enfrentamos a 39ª Ciranda Estadual de Prendas, defendendo a região e a terra onde tombou Sepé Tiarayu. Mas esta história não começou assim, do nada, e se vocês querem saber, contaremos:
Antes do meu nascimento, meu avô, Tupan de Moura, participou dos primeiros tempos do 35 CTG e logo depois de eu ter nascido, ele divulgava o tradicionalismo pra mim, tanto é que eu passava a semana farroupilha inteirinha de vestido de prenda. O que mais me fascinava era ficar dando voltas em torno de mim com o vestido de prenda e também assistir o desfile farroupilha pilchada. Um dia, em 2004, não me conformei em só assistir o desfile, quis participar dele e assim foi. Com seis anos, participar do desfile farroupilha foi uma experiência e tanto.
Com sete anos, em 2005, estava saindo do colégio quando fomos convidadas por uma amiga para participar da invernada artística pré-mirim do CTG Tarumã. Lá, começamos a dançar já no primeiro dia. E lembro como se fosse hoje que a minha primeira dança foi o pezinho. Nesse tempo, participei dos concursos de dança de invernada, do tradicionalismo na cidade e também do primeiro desfile temático.
Já fazia um ano que estava na invernada artística, então com nove anos, fui 2ª prenda pré-mirim do CTG Tarumã. Depois, 1ª prenda pré-mirim e concorri no concurso da cidade onde obtive o 3º lugar na categoria pré-mirim. Mas não estava satisfeita e não queria parar por aí, então comecei a estudar sobre o Rio Grande do Sul com a professora Zaida Motta, no inicio somente para conhecer a cultura, a história, geografia e tradição, tradicionalismo e folclore.
Em 2008, concorri na 18ª RT como 3ª prenda mirim do CTG Tarumã e no mesmo concurso fiz minha 1ª prova escrita, quando obtive o título de 1ª prenda mirim da 18ª RT. O meu pai ajudou na preparação da poesia, “ Sepé o imortal”, e também fiz aulas de declamação com a professora Catarina.
Já para a Ciranda de prendas, sabia o quanto teria que me esforçar, pois são somente 3 faixas para 30 regiões tradicionalistas.
Fui à luta: declamando, dançando, estudando, indo a eventos, como também promovendo e fazendo os projetos propostos pelo MTG. Com a ajuda da bióloga Lurdes Zanchetta da Rosa, desenvolvemos o projeto, “O jerivá no pampa gaúcho – a história do coquinho amarelinho”, que foi o projeto que mais nos destacou, tanto que muitas prendinhas até hoje pedem: “ Lydia, conta a história do coquinho”.
No concurso estadual, houve prova escrita, mostra folclórica, oral, artística e finalmente o resultado, quando conquistei o título de 1ª prenda mirim do Rio Grande do Sul. Hoje represento a mulher gaúcha, assim como todas as prendas estaduais. Isso para nós, é a realização de um sonho, mais um objetivo da vida que foi alcançado.
Hoje, começaria a minha história assim: “Era uma vez uma prendinha que nasceu nesse jardim que é o Rio Grande do Sul e que esse jardim, em vez de colocar as raízes fora, usa elas como exemplo e as transforma em adubo, para que a semente siga o mesmo trajeto que seus antepassados. O nome desta prendinha? É Lydia”, Outras prendinhas podem fazer o mesmo, porque o exemplo, como diz na poesia:
É recado para os que vierem
No futuro desta nação
Que aprendam a lição
Ungida em sangue inocente
Lutar pela terra da gente
É conduta indispensável
Prova de força indevassável
Que devemos guardar na mente.
Hoje, além de continuar a desenvolver os projetos e conhecer a cultura gaúcha, um dos meus objetivos é incentivar a nova geração a participar do tradicionalismo. É um caminho saudável, interessante e divertido, com amigos em todos os cantos deste Rio Grande.
Por: Lydia de Moura Azevedo
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Programação da Semana Farroupilha na Capital
São Lourenço do Sul
10h – Acendimento da Chama Crioula
Porto Alegre
9h – Abertura do Parque Harmonia para montagem do Acampamento
07 de setembro
Porto Alegre – Parque Farroupilha
17h – Extinção do Fogo Simbólico da Pátria e Retirada de centelha para Chama Crioula
Porto Alegre – Parque Harmonia
18h – Chegada da Chama Crioula e abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2009
09 de setembro
Porto Alegre – Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo
19h – Lançamento Livro Histórico “Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul”, de Luigi Nascimbene
14 de setembro
Porto Alegre
10h – Acendimento da Chama Crioula no Palácio Piratini
10h40min – Acendimento da Chama Crioula no Palácio Farroupilha
11h – Acendimento da Chama Crioula no Paço Municipal
11h45min - Acendimento da Chama Crioula no Monumento Bento Gonçalves
12h30min – Acendimento da Chama Crioula na Grande Loja Maçônica
16 de setembro
Porto Alegre – Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo
18h – Seminário e debate sobre o livro “Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul”, de Luigi Nascimbene
18 de setembro
Porto Alegre – Parque da Harmonia
17h – Entrega de títulos de Cônsul e Embaixador Honorários
19h – Entrega do Troféu RS Mulher Farroupilha
19 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
20h – Espetáculo “Os Farroupilhas e suas Façanhas”
20 de setembro
Porto Alegre – Avenida Edvaldo Pereira Paiva
08h30min – Desfile Tradicional
17h - Extinção da Chama Crioula no Palácio Piratini
17h40min – Extinção da Chama Crioula no Palácio Farroupilha
18h – Extinção da Chama Crioula no Paço Municipal
18h45min - Extinção da Chama Crioula no Monumento Bento Gonçalves
19h30min – Extinção da Chama Crioula na Grande Loja Maçônica