Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Conheça a 1ª Prenda Mirim do RS 09/10



Natural de São Gabriel. Nasci no dia 8 de novembro de 1997.

Liderando as lanças índias
Sepé Tiarayú cavalgou
E sem receio enfrentou
O algoz armado e pujante
E num incrível levante
Bradou com todo entono

Esta terra tem dono!

Levando seu povo avante.

Este é um trecho da poesia “Sepé o imortal” que nos acompanhou nessa caminhada e como bem diz, tomamos as rédeas do título de 1ª prenda mirim da 18ª RT e sem medo enfrentamos a 39ª Ciranda Estadual de Prendas, defendendo a região e a terra onde tombou Sepé Tiarayu. Mas esta história não começou assim, do nada, e se vocês querem saber, contaremos:

Antes do meu nascimento, meu avô, Tupan de Moura, participou dos primeiros tempos do 35 CTG e logo depois de eu ter nascido, ele divulgava o tradicionalismo pra mim, tanto é que eu passava a semana farroupilha inteirinha de vestido de prenda. O que mais me fascinava era ficar dando voltas em torno de mim com o vestido de prenda e também assistir o desfile farroupilha pilchada. Um dia, em 2004, não me conformei em só assistir o desfile, quis participar dele e assim foi. Com seis anos, participar do desfile farroupilha foi uma experiência e tanto.

Com sete anos, em 2005, estava saindo do colégio quando fomos convidadas por uma amiga para participar da invernada artística pré-mirim do CTG Tarumã. Lá, começamos a dançar já no primeiro dia. E lembro como se fosse hoje que a minha primeira dança foi o pezinho. Nesse tempo, participei dos concursos de dança de invernada, do tradicionalismo na cidade e também do primeiro desfile temático.

Já fazia um ano que estava na invernada artística, então com nove anos, fui 2ª prenda pré-mirim do CTG Tarumã. Depois, 1ª prenda pré-mirim e concorri no concurso da cidade onde obtive o 3º lugar na categoria pré-mirim. Mas não estava satisfeita e não queria parar por aí, então comecei a estudar sobre o Rio Grande do Sul com a professora Zaida Motta, no inicio somente para conhecer a cultura, a história, geografia e tradição, tradicionalismo e folclore.

Em 2008, concorri na 18ª RT como 3ª prenda mirim do CTG Tarumã e no mesmo concurso fiz minha 1ª prova escrita, quando obtive o título de 1ª prenda mirim da 18ª RT. O meu pai ajudou na preparação da poesia, “ Sepé o imortal”, e também fiz aulas de declamação com a professora Catarina.

Já para a Ciranda de prendas, sabia o quanto teria que me esforçar, pois são somente 3 faixas para 30 regiões tradicionalistas.

Fui à luta: declamando, dançando, estudando, indo a eventos, como também promovendo e fazendo os projetos propostos pelo MTG. Com a ajuda da bióloga Lurdes Zanchetta da Rosa, desenvolvemos o projeto, “O jerivá no pampa gaúcho – a história do coquinho amarelinho”, que foi o projeto que mais nos destacou, tanto que muitas prendinhas até hoje pedem: “ Lydia, conta a história do coquinho”.
Esta história, baseada no livro “Era uma vez... um coquinho amarelinho”, de Lurdes Zanchetta da Rosa e Angela Medeiros de Assis Brasil, conta como o coqueiro jerivá se reproduz na natureza. Para contar, utilizamos um teatro de fantoches.

No concurso estadual, houve prova escrita, mostra folclórica, oral, artística e finalmente o resultado, quando conquistei o título de 1ª prenda mirim do Rio Grande do Sul. Hoje represento a mulher gaúcha, assim como todas as prendas estaduais. Isso para nós, é a realização de um sonho, mais um objetivo da vida que foi alcançado.

Hoje, começaria a minha história assim: “Era uma vez uma prendinha que nasceu nesse jardim que é o Rio Grande do Sul e que esse jardim, em vez de colocar as raízes fora, usa elas como exemplo e as transforma em adubo, para que a semente siga o mesmo trajeto que seus antepassados. O nome desta prendinha? É Lydia”, Outras prendinhas podem fazer o mesmo, porque o exemplo, como diz na poesia:

É recado para os que vierem
No futuro desta nação
Que aprendam a lição
Ungida em sangue inocente
Lutar pela terra da gente
É conduta indispensável
Prova de força indevassável
Que devemos guardar na mente.

Hoje, além de continuar a desenvolver os projetos e conhecer a cultura gaúcha, um dos meus objetivos é incentivar a nova geração a participar do tradicionalismo. É um caminho saudável, interessante e divertido, com amigos em todos os cantos deste Rio Grande.



Por: Lydia de Moura Azevedo

4 comentários:

  1. bOA TARDE
    GOSTARIA DO NUM DE CONTATO DOS PAIS DESTA MENINA PARA EFETUAR UM CONVITE JA QUE ESTAMOS INDO PARA SEMANA DO DIA DAS CRIANCAS OU QUE ME LIGUEM 93801162 CAROLINE

    ResponderExcluir
  2. Oi é a Lydia 1ª prenda Mirim do RS eu tentei ligar p/ vc só q vc não botou o código da cidade, eu liguei e disse q o número não existia: me ligue : (55) 3232-8218!! só entrar em contato!! bjux Caroline

    ResponderExcluir
  3. Oi Lydia
    Meu nome é Gleice sou de Primavera do Leste MT, minha filha Bianca tem 9 anos e vai participar pela primeira vez de um concurso, gostaria de saber se vc poderia me dar algumas dicas para ela e tbm como se montar uma pasta de apresentação para os jurados
    gleicehugue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. OI LYDIA TEMOS UMA INVERNADA AQUI EM SANTIAGO 10 RT QUE PERTENCE A UM DOS QUARTÉIS DA CIDADE NOSSO PIQUETE É FILIADO AO MTG BARÃO DE BATOVY A 3 ANOS ENSAIAMOS CONFORME O MANUAL DE DANÇAS SURGIU UM CONCURSO PRA NÓS IR PARTICIPAR MAS AI SURGIU A DUVIDA O QUE AS PRENDAS MIRIM PODEM USAR NO CABELO SÓ FITA SE TIVER ALGUM ENFEITE NA FITA DE QUE LADO SERIA? GOSTARIA DE ME COMUNICAR COM VOCÊ O MAIS RÁPIDO POSSIVEL MEU EMAIL É tielesp@yahoo.com.br tu pode mandar um telefone que eu te ligo se não for encomodo!
    obrigada espero contato o mais breve o concurso é 14/11/2010

    ResponderExcluir