Páginas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conheça a 3ª Prenda do RS 09/10



Sou Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira e tenho 18 anos. Nasci na missioneira e tricentenária cidade de São Borja em 28 de dezembro de 1990 e com nove anos conheci o Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao ser convidada para participar da Invernada Artística Mirim do C.N. Boitatá. Assim, comecei minha caminhada tradicionalista.

Minha primeira apresentação artística ocorreu em janeiro de 2001, em um concurso na cidade de Augusto Pestana/9ª RT. Foram 11 participações em concursos artísticos, nas categorias mirim e juvenil.

Mas, eu queria fazer muito mais pela preservação de nossa cultura. Então, neste momento, começou a brotar em mim o sonho de ser prenda. Concorri pela primeira vez em 2005, onde conquistei a faixa de 3ª Prenda Juvenil do C.N Boitatá. Foi um ano maravilhoso, pois aprendi o real sentido de ser uma representante da mulher gaúcha. Começava a criar raízes o sonho de ser prenda estadual.

Em 2006, participei novamente do concurso interno de minha entidade e fui eleita 2ª Prenda. Neste momento, pensei em desistir, pensando que aquilo não era para mim e que ser prenda estadual seria algo impossível.

Porém, um escritor americano disse: “Muitas coisas na vida pessoal são iguais ao bambu chinês: você trabalha, investe tempo e não vê nada por semanas, meses e anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo seu objetivo, a realização dele chegará.”

Com isso, percebi que não era hora de entregar os pontos. Por que desistir? Se posso lutar um pouco mais? Então, concorri novamente e conquistei o título de 1ª Prenda do C.N Boitatá 2007/2008.

Chegamos à fase regional da 39ª Ciranda Cultural de Prendas e na madrugada de 29 de junho de 2008, após dez meses de trabalho e dedicação, ouvi meu nome ser chamado como a 1ª Prenda da 3ª RT. Estava a um passo de alcançar meu objetivo.

Como prenda regional, vivi um dos melhores e mais gratificantes anos de minha jovem vida. Foi um ano de muito trabalho e responsabilidade. Um ano de muitas felicidades e principalmente amizades, pois como prenda da 3ª RT conheci pessoa que foram mais que apenas companheiros de gestão, foram verdadeiros amigos, como a Débora, a Carol e o Cesar.

Então, chegamos a maio de 2009, ao ponto final desta história, que é a 39ª Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual. O compromisso assumido precisava ser cumprido.

Nada foi fácil, os que acreditavam eram poucos. Mas, consegui superar com muito estudo, empenho e muita certeza do que queria, todos os obstáculos que surgiram em meu caminho e ouvi naquela noite úmida e maravilhosa do resultado, ser anunciado que a “3ª Prenda do Rio Grande do Sul 2009/2010 era da cidade de São Borja, 3ª RT.”

Aquele momento do resultado é mágico e forte ao mesmo tempo, porque produz em nós uma transformação de sentimentos, mostrando a todos a nossa capacidade de lutar por nossos objetivos.

Aproveito este momento para agradecer àqueles que sempre estiveram comigo, me ensinando e orientando a percorrer o caminho certo e me ajudando a levantar depois de cada tropeço, muitas vezes involuntário.

Tenho muito orgulho de pertencer ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, pois através desta trajetória construí uma parte de minha vida que, certamente, tornar-se-á inesquecível.

Nossas vidas são tecidas pelo mesmo fio dos nossos sonhos.”


Por: Maria Carolina Fagundes

2 comentários:

  1. Mazzzáááá!!!! Minha companheira de gestão!! (2 anos), para mim também foi um imenso orgulho e aprendizado ser seu colega de gestão, com viagens, micos e tudo mais... muito sucesso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É muito grande o prazer, a satisfação para uma mãe, ver tanta dedicação e perseverança de uma filha em busca de um objetivo tão querido mas muito disputado. Como você disse, nada foi fácil, mas quem disse que seria? Eu poderia escrever páginas e páginas sobre as atividades tradicionalistas da Maria Carolina mas, neste momento o foco principal é o desenvolvimento desta gestão estadual que, com a graça de Deus, caminha tranquilamente.
    Muito obrigada minha filha por dividir comigo esta vitória; tu sabes que estou e estarei sempre aqui, mesmo quando não estivermos mais juntas. Seja feliz minha menina.

    ResponderExcluir