Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

VALORIZE OS SEUS COSTUMES




Adentramos no mês mais importante para a população nacional. Setembro é mês de várias datas e para o Rio Grande do Sul estas comemorações tornam-se ainda mais intensas. Já no dia 5 temos o Dia do Jovem Tradicionalista, no dia 7 a grande festa pela comemoração da Independência e no dia 20 os festejos no Estado tomam formas magníficas na representação e no culto daquilo que temos de mais importante.


Porém em meio a tantas festas e comemorações na nossa Semana Farroupilha, não podemos esquecer em nenhum momento os valores dos nossos bens, a Carta de Princípios, as Teses, os documentos que norteiam o nosso tradicionalismo, não podemos deixar de forma alguma que venham a ferir a imagem do povo gaúcho. É importante que a população saiba quem é o tradicionalista e o porquê de tanto amor e devoção a estes costumes, é importante nos mantermos conscientes do valor daqueles que deram os primeiros passos para que hoje possamos estar lendo este jornal. O Grupo dos 8, que 100 anos após findar a guerra daqueles que neste ano homenageamos, deu o primeiro passo rumo ao desconhecido e chegou aonde jamais poderia imaginar.


Sabendo da importância de uma boa representação aonde quer que estejamos, neste momento minha preocupação é com os Peões e Guris de cada Região Tradicionalista, vocês têm um papel muito importante nesse meio aonde convivem, não se abalem por pouca coisa, não tenham vergonha da bombacha, do mate, não tenham medo de mostrar aos outros o que é ser gaucho, lembrem-se que dentro de poucos meses vocês estarão em Tramandaí para concorrerem aos títulos estaduais.


É por este motivo que aproveito este espaço pra deixar aqui as minhas primeiras dicas sobre o concurso. Todas as provas têm a mesma importância, porém é fato que as maiores dificuldades estão nas provas campeiras, então aqui vão às dicas:

· Não deixe pra escolher a sua prova a cavalo ou a pé no momento da inscrição;

· Escolha a sua prova não por ser a mais fácil ou a que os outros irão fazer, escolha a SUA prova porque você vai ter firmeza na hora de executá-la;

· Não tenha medo de escolher uma prova que normalmente não se vê ninguém fazendo no concurso;

Eu escolhi a prova FERRAR para fazer em Camaquã, e aconselho você a fazer essa prova desde que você tenha como praticar e seja dedicado aos estudos sobre cavalos.

Que neste mês de setembro tenhamos muitos motivos pra comemorar e comer muita carne gorda, que tenhamos realmente orgulho daquilo que fizemos e daqueles que somos.

3 comentários:

  1. quantas palavras bonitas ne Maickel ?! mas a gente já esta cansado de ler tanta coisa que tu escreve, chamando os jovens para o meio tradicionalista e apenas uma atitude tu consegue jogar tudo isso fora, não adianta escrever em Jornais, blogs e tudo mais, e depois querer bancar o certo né, como tu vez em uma das várias reuniões do MTG,tu deve saber muito bem do que eu estou falando PEÃO DO RIO GRANDE. Era isso que eu tinha pra falar, sucesso pro restante da gestão, estão fazendo um belo trabalho junto ao MTG, abração. (espero que isso não seja interpretado como uma ofenssa, mas sim como uma critica construtiva, já que todos tem direitos a expor opiniões, no más era isso).

    ResponderExcluir
  2. Creio sim que atitudes são muito importantes, porem para que se venham concretizar estas belas atitudes é necessario uma dosse de conhecimento. Não nos adianta querermos mudar o mundo sozinho com nossa atitudes, por tanto creio que uma das maneiras para aproximar os jovens que já SÃO tradicionalistas é criando meios de comunicação onde estes possam expressar seus conhecimentos e atividades e JUNTOS mudarmos a realidade que hoje vivenciamos. Estou aconpanhando de perto o trabalho das prendas e peões do RS 2009/2010 que hoje são dentro Movimento os posta-vozes de todos os jovens tradicionalistas, e a maioria deve saber que este anos em especial será mais dificil, em função das advercidades que andam ocorrendo no mundo social e que acabam por intervir em nossa cultura, mesmo com tudo isso tenho a plena certeza de que estes jovens representantes não desanimarão e que estão aberto a TODOS os convites, por isso voçê que hoje tem a concepção de que atitudes não tem o mesmo peso que o conhecimento CONVIDE estes jovens a irem até suas cidades e ministrarem palestras: eles não sabem quem esta disposto a receber ajuda, VOCÊ sabe que precisa deles e estes estão ai, não somente durante este Um ano mas enquanto tiverem forças para LUTAR!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Maickel, eu como mãe de um peão regional sei bem das dificuldades que enfrentamos para alcançar objetivos dentro do meio cultural do MTG, em especial quando os recursos financeiros são poucos, somente podemos contar com o apoio daqueles que nos rodeiam de perto, eu que de longe mas perto acompanhei teu crescimento e sei de tuas raizes apoio e insentivo: Sejas a vez e a voz dos nossos filhos dentro DESSE TAL MTG como muitos que ESTÂO TRADICIONALISTAS falam. As vezes quando não temos assas para acompanhar o vóo de um jovem obstinado e apaixonado pelos seus objetivos, sentado em um sofá confortavel e é muito fácil criticar, soubemos de tuas palestras durante o mês de setembro e o quanto soubestes ser simples e querido pelo Brasil a fora e esterior, nos sentimos honrados por ter feito parte de um pouquinho de tua caminhada e estamos te esperando de braços abertos.


    Saudações Tradicionalistas de uma mãe obstinada.

    ResponderExcluir