Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

INTEGRAÇÃO CARNAVAL X TRADICIONALISMO


Côrte do Carnaval presente no Acendimento da Chama Crioula

No dia 07 de setembro a gauchada ansiosamente se preparava e comentava se o tempo ia decorrer como outros anos se haveria chuva, pois às 18 horas chegaria as duas chamas para se fundirem e juntas permanecerem acesas até o dia 20 de setembro no Acampamento Farroupilha do Parque da Harmonia. E não deu outra em torno de 16 horas começou a chuva, como comumente acontece todos os anos, mas nem por isso a ansiedade e disposição dos gaúchos diminui, e em torno das 18 horas quando a chuva caia em cântaros chegou os dois piquetes de cavalarianos e a cerimônia começou com muita emoção.

Emoção essa difícil de explicar para quem não é gaúcho e tradicionalista, o Hino Brasileiro, após a fusão das chamas e no final o Hino Riograndense, abaixo de chuva, mas com uma emoção só compreendida pelos gaúchos, pois a chama crioula em seu simbolismo representa muito para os gaúchos.

E alguns diziam e eu corroboro, pois senti o mesmo, aquela emoção incontida de estar ali, de ser gaúcho, ser tradicionalista, emoção que serve de bálsamo para as feridas da alma, da luta diária, das peleias da vida e de ânimo para outras lutas.

E esse ano, contamos com uma grande novidade; a visita da Corte do Carnaval, o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e Princesa de Porto Alegre, lá compareceram, dando uma dimensão e um significado muito importante para a ocasião, pois mostrou que os gaúchos recebem bem a todos as diversidades culturais, pois o Rio grande é uma mescla de culturas e dessa junção , nasceu essa nação gaúcha que muito nos orgulha.

Carnaval e tradicionalismo juntos, no mesmo palco, reverenciando os valores gaúchos que são de todos, pois nosso estado um dos mais cosmopolitas do País a todos as culturas bem recebe, não poderia ser diferente, pois o gaúcho é por natureza hospitaleiro, gaúcho que não receber bem não é gaúcho.

Que esse momento sirva de exemplo para aqueles que querem colocar quizilas entre as culturas. O gaúcho não é exclusivo, ele a todos acolhe com alegria, como ontem vimos com as visitas dos carnavalescos no Parque da Harmonia.

Ontem, o Rio grande foi mais Rio Grande.

Por: Guimarães - Editor (Chasque Pampeano)

Um comentário:

  1. Danilo Alves - Peão Destaque Campeiro da 10ª RT18 de setembro de 2009 às 20:29

    O trabalho realizado por estas "eternas" Prendas do Rio Grande do Sul e "eternos" Peões do Rio grande do Sul é digno de vários elogios...
    É atraves do diálogo que transformamos muita coisa, e conversar com eles sem duvida abre vários caminhos; Rumos abrem aos nossos pés;
    Mas para que ter vegonha de chegar a estes tradicionalista e pedir ajuda? De dizer eu não sei?
    Sem duvida eu faço essa pergunta e ao mesmo tempo não sei responde - lá; Pois eu tive muito receio de chega e conversa com eles e pedi ajuda. Até que um dia resolvi entra em contato com ele, atraves do orkut e msn, e para minha surpresa pude constatar que não há tradicionalista mais dedicados e responsáveis.
    As vezes é muito dificil te - los em nossas entidades, mas a conversa que temos com eles, a forma como eles explicam concerteza nos ajuda muito; Comigo funciono, e com você também não vai ser diferente...
    Parabéns Prendas e Peões do Rio Grande do Sul é atraves da ajuda de vocês que possam dar mais um passo para que a nossa realidade seja novamente modelada.

    ResponderExcluir