Páginas

segunda-feira, 15 de março de 2010

É Hora de Refletir

REFLITA...

Como bem disse o caro amigo Ivo Benfato na edição do mês de janeiro no jornal Eco da Tradição, o momento é de ‘reflexão’.
É grande a satisfação de estar aqui depois de alguns meses encontrando os amigos que acompanham as palavras deste peão. Neste ano que se inicia a busca por concretizar aquelas metas à que fomos fiéis durante nossa gestão é maior à medida que passam os dias, já estamos a pouco mais de um passo do Entrevero Cultural de Peões, faltam menos de dois meses pra que o Rio Grande se mobilize para Tramandaí.
Noto que ocorre em várias partes do Estado em pleno inicio de semestre, uma agitação angustiante no sentido de leituras e grupos de estudos, uma corrida contra o tempo para recuperar dias e até mesmo anos perdidos ou inexistentes de lides campeiras, horas e mais horas de exercícios físicos, desgastes de cordas vocais, sopros de gaitas e timbres de violões que adentram madrugadas embalando ensaios de Peões e Guris pelos quatro cantos deste chão sulino.
Com toda certeza de quem já teve a oportunidade de conquistar dois crachás destes que estes jovens almejam, este é o momento mais desgastante antes do concurso, é aquela hora que vez por outra pensamos em largar de mão; e alguns realmente o fazem. Mas outros como eu, que se apegam nos detalhes, que realmente tem um objetivo para cumprir, esses passam dias e mais dias que muitos consideram tempo perdido lutando para que quando chegarem frente à comissão avaliadora saia tudo perfeito, como se fosse apenas mais um ensaio.
Pois é, mas meus caros amigos, o difícil ainda esta por vir, em uma casa aonde praticamente tudo tem um tamanho exato é difícil mudar alguma coisa de lugar.
Se você é desses que tem idéias próprias, que luta por aquilo que acredita, não tem medo de errar e coloca a cara para baterem, saiba que é muito gratificante saber que lendo estas palavras encontro um espírito parecido com o meu, sim, meu caro amigo são difíceis de encontrar as pessoas que não mudam frente aos obstáculos em sua caminhada.
Muitos são aqueles que se escondem por trás de uma faculdade ou a distância entre cidades, falta de apoio ou até mesmo a sinceridade na admissão de que são preguiçosos para estudar, pois bem, talvez eu não tenha conseguido estar 100% presente, quem sabe não fui o mais simpático dos peões ou ainda deixei a desejar nesse meu cargo, mas se existem coisas que realmente me orgulho é de estar cursando uma faculdade na área rural (Zootecnia) e durante esse ano ter concluído 14 disciplinas do meu curso, morar a mais de 1.000 km de casa e estar sempre presente e cumprindo com minhas obrigações familiares, ter visitado cidades do sul do Estado a minha Santa Vitória do Palmar e do norte a querida Vicente Dutra, ter ido bem à fronteira oeste no acolhedor Itaqui e poder estar em casa nas praias do litoral norte. Ter reencontrado a mais hermana das fronteiras Santana do Livramento, na Capital ter passado o dia 20 de setembro e na serra ter concluído o ano em Caxias do Sul, com nossa confraternização de encerramento, foram algumas das viagens que me fizeram percorrer cerca de 25.000 km neste ano de 2009, contabilizando ainda o Uruguai, a Argentina, SC, PR e Brasília.
Ainda no primeiro semestre de 2009 trabalhava em pistas de leilões de gado e no segundo corria contra o tempo e contava com a boa vontade dos professores, é claro para que retirassem o excesso de faltas, o segredo, seja um bom aluno.
Enfim chegou 2010, o verão na praia é para trabalhar e infelizmente me obriguei a sacrificar o congresso em Lagoa Vermelha por causa do emprego, os preparativos em Tramandaí estão indo muito bem, isso que eu moro em Torres a 100 km de distância, mas conto com a família Potreiro Grande nessa implacável jornada.
E seguindo nesse calendário já faço o adiantamento do convite para a FECARS em março, aos Peões e Guris um seminário esta sendo preparado especialmente nos moldes do concurso e algumas atividades distintas. Conto com a participação de vocês meus amigos, busquem encontrar seus próprios valores, reflitam sobre o porquê de estar fazendo tudo isso e pensem nestas minhas palavras.
Uns vem para provar a si mesmos que são capazes;
Alguns vêm para provar aos outros que são capazes;
E outros vêm, passam e vão embora e não sabem nem como chegaram.

Você, por que veio?

3 comentários:

  1. você mora mesmo em torres????

    ResponderExcluir
  2. Ahan, passo grande parte do meu tempo em Torres. Mas por que a pergunta?

    ResponderExcluir
  3. é que eu também moro em torres e estou começando a criar meu blog, dia 15 de maio inaugurarei ele... será que poderíamos fazer uma espécie de parceria já que moramos na mesma cidade...? reparei que você também está começando, então isto daria mais visitas para nós dois...

    ResponderExcluir